Durante o ano de 1965, o porto-riquenho Dr. Luiz Rodrigues, radicado no Rio de Janeiro, em uma visita ao Hospital Espírita de Porto Alegre, demonstrou uma técnica que vinha empregando em geral.
Denominada Hipnometria, essa técnica consistia na aplicação de pulsos magnéticos concentrados e progressivos no corpo astral do assistido, enquanto, por sugestão, comandava o seu afastamento.
Nessa palestra, estava presente Dr. José Lacerda, médico-cirurgião e clínico geral, um grande estudioso de Matemática, Física, Química, Botânica e História, que foi o responsável pelo desenvolvimento e fundamentação científica da Apometria. Após esse contato com a Hipnometria, o Dr. José Lacerda testou a metodologia com Dona Yolanda, sua esposa e médium de grande sensibilidade. A observação constante dos fenômenos aprimorou solidamente a técnica inicial. À época, identificou-se um grande complexo hospitalar na dimensão espiritual, denominado Hospital Amor e Caridade de onde partiam o auxílio e a cobertura aos trabalhos assistenciais dirigidos pelo Dr. José Lacerda.